Menu
Breaking World
Quem é a Breaking World? Uma equipe de profissionais que faz, incansavelmente, a notícia chegar até você de maneira rápida e com qualidade! Somos de todas as raças. Somos Hip-Hop! Este é o nosso DNA.
  • Início
  • Notícias
    • Em Pauta
    • Artigos e Entrevistas
    • Na Cena
    • Empreendedorismo
    • B-Girls
    • Kids
    • Nossa Crew
  • Eventos
  • Quem Somos
  • Parceiros
  • Entre em contato
Close Menu
Breaking_World_2020 06 17 27 00 EM PAUTA HISTORIA DO BREAKING 0 KOOL HERC REPRODUÇÃO
30 de junho de 2020

História dos meninos e meninas que quebravam e que começaram sem saber uma arte legítima

Muitos falam da Cultura Hip-Hop, dos seus elementos, outros se acham donos dessa mesma cultura, sem ao menos conhecer suas origens e suas principais ideias, mas se informar sobre o passado é essencial para viver o presente e passar conhecimento de forma correta, construindo o futuro. Falar sobre o começo, é lembrar de Kool Herc, ele era “o cara”! Foi considerado o “Pai do Hip-Hop” na totalidade. Kool fazia Graffiti, era DJ, MC e sua crew dançava.

Quando fazia uma festa, todos estavam lá! Ele foi o primeiro grande DJ, todos dançavam em suas festas, as “Block Partys”, era impossível ficar parado, ele tocava no “Sedgwich Ave”, no Bronx, suas caixas de som eram grandes e a música era escutada de longe. A festa acontecia dentro e fora! Sempre tinham muitas pessoas do lado de dentro e do lado de fora. Era possível, em determinado momento da festa, escutar “Esse é o DJ Kool Herc e você sempre volta para ouvir mais”. Foi nessas festas que nasceu o Hip-Hop. Herc tocava uma parte do disco que tinha um “break down” nele, que hoje é o que chamamos de “Break Beats”. Toda a música do disco saía e ficavam apenas as batidas. Essas batidas eram frenéticas e enlouqueciam as pessoas que estavam escutando. Era um momento muito esperado por todos. Por exemplo, na música de James Brown, quando chegava em “…a clap your hands”, ele repetia, “stomp your feet, stomp your feet”, o nome dessa parte da música se chamava “carrossel” e era nessas horas que os “Breakers” dançavam. 

DJ Kool Herc



A palavra B-Boy veio de Kool Herc, deveria ter representado o Bronx, na verdade era “Breaking Boys”. Quando a galera estava “Breaking” nas festas, significava que estavam procurando confusão, eram “Breaking Boys” e “Breaking Girls”. Breaking vem da terminologia de rua. A pergunta: “Por que você está Breaking?”, significava “Por que você está fazendo coisas fora do normal?”. Estar zangado era estar “Breaking”, ou seja, nos dias de hoje seria “estar bravo, está chutando o balde!”. Essa se tornou uma expressão oficial quando Kool Herc usou. Os B-Boys eram “os meninos que quebravam” e as B-Girls eram “as meninas que quebravam”, não tinha nenhuma ligação e não veio dos breaks no disco, como muitos pensam.

O Breaking começou com os seus fundadores da dança, na década de 70. Era algo que aparecia nas festas. A palavra “B-Boying” significa a manifestação corporal do Hip-Hop. Não eram só os pés, mãos em movimento, eram usadas todas as partes do corpo. Cabeça, pescoço, mas intelecto e também caráter. O Breaking nunca foi moda, mas uma arte legítima! Os B-Boys comiam, bebiam, respiravam e pensavam “B-Boying”. Toda vez que se escutava “Sex Machine”, “Just Begun”, “Apache” que era hino de todo B-Boy, era possível ver a música ser sentida no corpo, fazendo esses meninos dançarem, tratava-se de algo mágico, que apenas a música e sua energia faz com as pessoas. Na verdade, foi a música que fez desenvolver todos os estilos e movimentos. O Breaking é Hip-Hop puro! Ken Swift uma vez disse: “O Breaking começou com uns poucos irmãos e irmãs que não se importavam com o que as pessoas pensariam de seus movimentos”. Eram meninos sem dinheiro, que moravam nos guetos, no meio do ambiente urbano. Nas festas, a pessoa entrava fazendo pose, depois descia ao chão. E se os movimentos fossem bons, se formava uma roda em volta para que outro pudesse também entrar e desafiar o mano na dança. Nesse clima, surgem pessoas como os “Nigga Twins”, que dançavam para Herc. Eles desciam até o chão e giravam, foram os primeiros a fazer isso. Chegavam nas festas com charutos e casacos compridos: eles arrebentavam! Dançavam em cima de cimento.

O chão era de cimento e o piso papelão



Alguns fundamentos:

O “Top Rock” que era feito no início permanece presente até hoje no Top Rock que os breakers fazem. Top Rock é o cartão de visitas, quando o B-Boy apresentava o seu estilo. Havia também outros movimentos, como o Indian Step (Passo de Índio). Mas os movimentos no chão surgiram mesmo entre 1974 e 1975. Spy, do “Crazy Commanders” foi o criador do “Footwork” que é a base do “B-Boying”. Mais tarde, seria adicionado aos fundamentos o “Freeze” (congelamento de movimentos) e, por último, os “Power Moves” (movimentos acrobáticos).

Então, o que se fazia no início foi levado para fora do Bronx, quando surgiram os “Zulu Kings”, que faziam uma combinação de “Sweeps” com passos russos, que a pessoa dobrava os braços e chutava para frente: eram uns passos bem básicos. Um B-Boy que lembrava muito o que se fazia no passado (chamado por alguns de “Old School”) é o Frosty Freeze, o Foootwork não parecia completo sendo associado ao início. É de Pop Master Fabel o comentário: “Ele fazia um estilo que quase nunca vejo ninguém fazer”. No “Zulu Kings”, Beaver (Castor) era o maior nome em “B-Boying”, sem discussão. Durante algum tempo, ninguém era melhor que Beaver, até que chegou Spy (Espião) que ganhou dele. Spy era conhecido como o “Homem Com 1000 Passos”, ele se tornou uma lenda! Usava chapéu vermelho e o cabelo “Black Power” por baixo, tinha uma energia única. Seus movimentos eram muito limpos e fluíam. Qualquer coisa que fazia se tornava singular!

Já Legs fez o “Swipe” no ar, sendo muito original. “Trac2” eram incríveis, se arrumavam para sair, eram como estrelas. Inventaram muitos passos que hoje ainda se vê. O Breaking era considerado underground, até que Herc trouxe tudo para fora, todas as coisas underground, tudo que acontecia nos corredores, dentro das casas, foram levados para a rua. E aí começou a se espalhar pelo mundo todo, já não era algo apenas americano. Batch foi um dos primeiros breakers hispânicos! O estilo dos latinos era chamado de “estilo moreno”. Mas foram os porto-riquenhos que colocaram o Breaking nas costas. A “SalSoul Crew” foi onde todos surgiram. Depois da “SalSoul”, Batch começou a “TBB Crew” que era uma das melhores crews de Breaking. Mas naquela época, alguns foram mortos e outros presos. Certa vez, Batch falou que talvez se não fosse isso eles teriam ganhado muito dinheiro naquela época.

Em 1977, começou a “Rock Steady Crew”, muitos dos membros eram B-Boys super estrelas do Bronx. A “Rock Steady” representava os B-Boys sérios! Mr. Freeze era um dos únicos B-Boys brancos naquela época. Ele andava em todos os cantos e estava em todos os lugares e dizia: “Sou o Mr. Freeze, da Rock Steady Crew!”, e as pessoas gostavam dele. A “Rock Steady Crew” chegou a ter 500 membros e nesse momento, a mídia se interessou por isso. Na época, saiu na revista “National Geografic”, no jornal “New York Times”, no canal de televisão “ABC News”, isso aconteceu em 1980. 

Rock Steady Crew



Então, surgiu a “Negril”, a primeira discoteca que era um “Clube do Hip-Hop”, no centro de New York e todos estavam sempre lá. “Negril” escreveu a história do Hip-Hop para o resto do mundo. E nessa época, naquele local, batalhava “Floor Master”, que era uma crew atlética que girava muito e que eventualmente poderia até encontrar seu caminho nos Jogos Olímpicos contra a “Rock Steady Crew”. Mais tarde, a “Floor Master” mudaria o nome para “New York City Breakers” e, sem dúvida, foi a crew que mais comercializou a dança, eles e levaram o Breaking para a grande massa. Em 1984, nos Jogos Olímpicos, a crew se apresentou no evento e também estavam presentes nos grandes programas de televisão americana. Se apresentaram para o Presidente Ronald Reagan. Nessa época, a mídia batizou a dança de “Breakdance”, também foi nessa época que foi feito o primeiro filme de Hip-Hop chamado “Wild Style” (Estilo Selvagem). A ideia era mostrar que todos os elementos eram conectados e faziam parte um do outro no Hip-Hop, capturando a essência! Em 1983, foi a vez do filme “Flash Dance” (Em Ritmo de Embalo) quando a “Rock Steady Crew” foi convidada para participar. No filme, aparecem Ken Swift, Crazy Legs e Frosty Freeze, o mundo conheceu os B-Boys por meio do filme. 

Em 1984, muitas crews começaram a se separar. “Rock Steady Crew”, “Dynamics”, foi nesse ano que foi feito o filme “Beat Street” (A Loucura do Ritmo). Esse filme deu continuidade ao “Wild Style” no sentido de mostrar a cultura Hip-Hop de New York. Nesse ano, também, morreu o B-Boy Matt, do “New York City Breakers”, num acidente de moto. Nessa época, muitos passaram dificuldades, traficavam, alguns foram assassinados, presos. Outros se dedicaram a outras coisas e trabalhos. 

A mídia começa a destacar o Rap, pois na verdade eles podiam vender discos que as pessoas poderiam levar para casa, enquanto que com o Breaking isso não acontecia. Os B-Boys abriram as portas para o Rap. Muitos Rappers foram criticados por não manter a essência, por esquecerem os B-Boys em seus vídeo clipes, colocando mulheres nuas da cultura e por cada vez mais visar uma indústria milionária.

Mas o Breaking não foi uma febre passageira, ele continuou e todo dia apareciam em cada canto do mundo novos B-Boys e B-Girls. O Breaking continuava sendo vida, arte, dança e um estilo de vida. Mos Def dizia: “Não há diferença entre Ken Swift e Baryshnikov: a dança em suas diferentes expressões é sentimento. E isso é louco!”. 

Nos aniversários da “Rock Steady” todos compareciam, de todas as partes do mundo. Eles vinham para batalhar! A verdade é que o Hip-Hop não estaria onde está se não existissem as batalhas. Se alguém quisesse batalhar, você tinha que respeitar, afinal, as brigas foram trocadas pelas batalhas nas rodas. Mas em relação aos excessos, são de Crazy Legs as palavras: “Se uma pessoa não consegue se controlar numa batalha, então não merece ser chamado de B-Boy”.



O tempo parecia areia e ia embora pelos dedos, outros dias chegaram e uma nova geração do Breaking nascia. Certa vez, Spy disse: “Eu os vejo e acho que estão fazendo coisas belas e criativas”. Outros da “New York City Breakers” declararam: “Toda geração tem a sua criatividade e energia para mostrar” e, ainda, “Estou feliz que já paguei as minhas dívidas. Tenho 31 anos, agora deixem os meninos batalharem!”.

E Crazy Legs: “Todos os B-Boys pelo mundo devem continuar, pois somos o passado, eles são o futuro e todos juntos somos o presente. Vamos dançar!”.

Afrika Bambaataa, que foi o fundador do “Zulu Nation”, que tinha como princípio as bases do Hip-Hop, exortou: “Paz, amor, união e diversão foram os responsáveis pela existência do verdadeiro espírito do Hip-Hop. Qualquer coisa diferente disso não é Hip-Hop! Discriminação de qualquer espécie não é Hip-Hop”, ele falava: “O Hip-Hop não é só coisa de negros e de latinos. Venham todos, participem! Não trata-se de raças, nem cor, estamos falando de habilidade, de sentimento e de ideologia”.

Esse texto foi escrito por meio de pesquisas e testemunhais de quem viveu essa época. Fotos: Reprodução

Breaking_World_2020 06 17 27 EM PAUTA HISTORIA DO BREAKING 0 KOOL HERC REPRODUÇÃO
Ilustração de Kool Herc
Breaking_World_2020 06 17 27 EM PAUTA HISTORIA DO BREAKING 2 KOOL HERC REPRODUÇÃO
DJ Kool Herc
Breaking_World_2020 06 17 27 EM PAUTA HISTORIA DO BREAKING 2 THE SOULT BRONX IN 1970 REPRODUÇÃO
The Soult Bronx
Breaking_World_2020 06 17 27 EM PAUTA HISTORIA DO BREAKING 3 KOOL HERC REPRODUÇÃO
The Soult Bronx
Breaking_World_2020 06 17 27 EM PAUTA HISTORIA DO BREAKING GRANDMASTER FLASH REPRODUÇÃO
DJ GrandMaster Flash
Breaking_World_2020 06 17 27 EM PAUTA HISTORIA DO BREAKING GRANSMASTER FLASH 2 REPRODUÇÃO
DJ GrandMaster Flash
Breaking_World_2020 06 17 27 EM PAUTA HISTORIA DO BREAKING RUN DMC REPRODUÇÃO
Run DMC
Breaking_World_2020 06 17 27 EM PAUTA HISTORIA DO BREAKING SAVAGE SKULLS GANG REPRODUÇÃO
Savage Skulls Gang
Breaking_World_2020 06 17 27 EM PAUTA HISTORIA DO BREAKING THE SOULT BRONX 1970 2 REPRODUÇÃO
The Soult Bronx
Breaking_World_2020 06 17 27 EM PAUTA HISTORIA DO BREAKING THE SOULT BRONX 1970 3 REPRODUÇÃO
The Soult Bronx
Breaking_World_2020 06 17 27 EM PAUTA HISTORIA DO BREAKING THE SOULT BRONX 1970 5 REPRODUÇÃO
The Soult Bronx 1970's
Breaking_World_2020 06 17 27 EM PAUTA HISTORIA DO BREAKING THE SOULT BRONX 1970 6 REPRODUÇÃO
Graffiti e Breaking no Metrô
Breaking_World_2020 06 17 27 EM PAUTA HISTORIA DO BREAKING THE SOULT BRONX 1980 2 REPRODUÇÃO
The Soult Bronx 1980´s
Breaking_World_2020 06 17 27 EM PAUTA HISTORIA DO BREAKING THE SOULT BRONX 1980 3 REPRODUÇÃO
The Soult Bronx 1980's
Breaking_World_2020 06 17 27 EM PAUTA HISTORIA DO BREAKING THE SOULT BRONX 1980 4 REPRODUÇÃO
The Soult Bronx 1980's
Breaking_World_2020 06 17 27 EM PAUTA HISTORIA DO BREAKING THE SOULT BRONX 1980 6 REPRODUÇÃO
The Soult Bronx 1980's
Breaking_World_2020 06 17 27 EM PAUTA HISTORIA DO BREAKING THE SOULT BRONX 1980 7 REPRODUÇÃO
The Soult Bronx 1980's
Breaking_World_2020 06 17 27 EM PAUTA HISTORIA DO BREAKING THE SOULT BRONX 1980 8 REPRODUÇÃO
The Soult Bronx 1980's
Breaking_World_2020 06 17 27 EM PAUTA HISTORIA DO BREAKING THE SOULT BRONX 1980 9 REPRODUÇÃO
Briga de Gangs 1980's
Breaking_World_2020 06 17 27 EM PAUTA HISTORIA DO BREAKING THE SOULT BRONX 1980 11 REPRODUÇÃO
The Soult Bronx 1980's
Breaking_World_2020 06 17 27 EM PAUTA HISTORIA DO BREAKING THE SOULT BRONX 1980 12 REPRODUÇÃO
The Soult Bronx 1980's
Breaking_World_2020 06 17 27 EM PAUTA HISTORIA DO BREAKING THE SOULT BRONX 1980 13 REPRODUÇÃO
The Soult Bronx 1980's
Breaking_World_2020 06 17 27 EM PAUTA HISTORIA DO BREAKING THE SOULT BRONX 1980 14 REPRODUÇÃO
The Soult Bronx 1980's
Breaking_World_2020 06 17 27 EM PAUTA HISTORIA DO BREAKING THE SOULT BRONX 1980 15 REPRODUÇÃO
The Soult Bronx 1980's

VAMOS COMPARTILHAR?

E aí, gostou da matéria?
Confira mais de nossas notícias!

VOLTAR ÀS NOTÍCIAS

Posts relacionados

2020 01 09 Breaking World Covid 000

Em Pauta

Já estamos em 2021! Podemos voltar a participar dos eventos presenciais de Breaking?

Finalizamos o ano de 2020 com muitas perdas, mas com a promessa da chegada da vacina. Seria o momento de flexibilizar o isolamento e voltar aos eventos presenciais, B-Boys ou B-Girls?

Breaking World 2020 10 23 Na Cena Kobra 01b

Na Cena, Em Pauta

Obra de Eduardo Kobra homenageia o Rei Pelé em Santos

O muralista brasileiro finalizou no final de semana a obra “Coração Santista”, em Santos, no estado de São Paulo. O grande homenageado do mural é Pelé, Edson Arantes do Nascimento, que completa 80 anos de vida hoje, dia 23 de outubro.

nota de repudio breaking world 2020 10 02

Em Pauta

NOTA DE REPÚDIO – Portal Breaking World

O Portal Breaking World, mídia especializada do elemento Breaking da Cultura Hip-Hop, vem a público externar sua total indignação e repudia de forma veemente as declarações preconceituosas do candidato à prefeitura da Cidade de São Paulo, Sr. Deputado Arthur do Val, no debate organizado pela BAND TV da capital, na noite de ontem (1º de Outubro).

BREAKING WORLD

O mundo dos B-Boys e das B-Girls
de um jeito que você nunca viu!
Somos de todas as raças.
Somos Hip-Hop!
Este é o nosso DNA.

Postagens mais recentes

  • 2021_02_28_Breaking World_Neguin_Salvador da RimaMC Salvador da Rima é detido em São Paulo e imagens de violência policial mais uma vez viralizam
    Um carro estacionado, segundo a polícia, de
  • 2021_02_28_Breaking World_Neguin_De Férias com o Ex 01B-Boy Neguin participa da segunda temporada do “De Férias com o Ex” da MTV
    A MTV divulgou a lista de participantes da
  • 2021_02_24_Breaking World_Lukas 00KPBO incrível B-Boy Luka: Conheça a história desse artista que longe do Brasil se tornou singular em sua dança e na arte de inspirar pessoas
    Ele nasceu no bairro do Tatuapé, mas sua
  • 2020_02_23_Breaking World_BBoy_Kley 00Conheça o Campeão da Let’s Battle: B-Boy Kley
    O Portal Breaking World foi parceiro de mídia do
  • 2020_02_20_Breaking World_Nelson Triunfo 03O triunfo e a história de um dos maiores ícones do Hip-Hop brasileiro
    "Nós que somos diferentes, somos carimbados
Back To Top
Breaking World
  • Início
  • Notícias
    • Em Pauta
    • Artigos e Entrevistas
    • Na Cena
    • Empreendedorismo
    • B-Girls
    • Kids
    • Nossa Crew
  • Eventos
  • Quem Somos
  • Parceiros
  • Entre em contato
Conteúdo com Qualidade - Todos os Direitos Reservados. MTB 36.322 - FENAJ/SP
ATENÇÃO: Caso queira publicar total ou parcialmente algum de nossos textos, entre em contato.
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante. Ao clicar em “Entendi”, você concorda com a utilização de todos os cookies.
Configurações de CookiesEntendi
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessário
Sempre Ativado

Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.

Não necessário

Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.