Breaking será destaque de Exposição “Arte do ABC” na Funarte
No próximo sábado (9) começa na Funarte a Exposição “Arte do ABC”, o local é conhecido por ser o berço da indústria automotiva brasileira e palco dos grandes movimentos sociais no final dos anos 1970. Formado por sete municípios da Região Metropolitana de São Paulo, o território também é referência em manifestações artísticas e culturais. Além de abrigar artistas de diferentes linguagens, a região é uma das pioneiras do Punk Rock brasileiro, da cultura do Skate, do Hip-Hop e do cinema nacional. Uma cena underground muito rica, embora desconhecida do público em geral, que acaba enxergando o local muitas vezes de forma estereotipada. Dentro desse contexto, um coletivo de artistas levará à cidade de São Paulo um pouco da variedade cultural da região. Entre eles o fotógrafo The Sarará, que falou para o Portal Breaking World sobre a exposição e suas impressões: “Esta exposição para mim vai ser uma grande alegria, quando recebi o convite do artista Renê Muniz e Betto Damasceno para estar mostrando minha arte que me dedico há mais de 12 anos de estudos, indo em diversos eventos do brasil e vendo a evolução de diversos breakers crescendo em vida e na dança, mostrar um pouco do meu trabalho, de algumas pessoas que venho acompanhando desde do seu início ou meio de suas carreiras, eternizar estas pessoas e expor elas nestas fotografias e mostrar a importância da Cultura Hip-Hop e como o Breaking, que vem da cena underground, vem ganhando seu espaço e eu como fotógrafo quero registrar este cenário e trazer estes “corpos in movimentos” e que vejam esta expressão corporal através do Breaking, que este estudo seja não só para mim, mas para todos que dedicam a sua vida pela dança Breaking e que acredita na sua dança, na sua história e no seu corre.”
Alguns breakers que vão ter suas fotos na exposição comentaram: “É algo super gratificante ter uma foto minha fazendo parte dessa exposição na Funarte, porque eu acompanhei a evolução do Sarará, fizemos parte da mesma crew em 2007, lembro de quando ele fazia fotografia só por hobby, diversão, quando fotografava os eventos e depois se tornou algo muito mais além, sendo a profissão principal dele. Hoje dá aula, ministra palestras. Sempre brinco que ele é o meu fotógrafo oficial. Ele está em todos os meus eventos, está dentro da minha marca. É uma consideração de um puxar o outro! Estou muito feliz e não vejo a hora de ver essa exposição!” comentou B-Boy Amendoim.
A nova geração do Breaking também foi lembrada na exposição, são de B-Girl Angel do Brasil (12) as palavras: “O Sarará acompanha minha carreira desde o início. Eu comecei a dançar com 5 anos, hoje eu tenho 12. Ele registrou vários momentos importantes na minha vida e sempre soube a hora certa de pegar o melhor movimento! Fiquei muito feliz quando ele falou com a minha mãe! Eu vou visitar a exposição e convido a todos para ir também!”
A exposição “Arte do ABC” vai até o dia 31 de julho. Além de Sarará, outros 12 artistas e coletivos vão apresentar suas obras, entre eles: Betto Damasceno, Cafelinas, Cinema do ABC, David Góes, Denner Alves, Flávio Grão, Mauro Yamaguti, Mel Zabunov, Pixote, Renê Muniz, William Pimentel e Zéis. A direção e a produção ficaram por conta de René Muniz; textos e pesquisa, com Isadora Schmitt Caccia; David Góes assina a identidade visual da mostra; Betto Damasceno é o curador e também apresenta alguns trabalhos na exposição, como o artista Renê Muniz. É só colocar na agenda e conferir!
Serviço:
Exposição Arte do ABC: Cultura e Expressão na Grande São Paulo
Abertura: 9 de julho (sábado) | Horário: 16h
Temporada: de 9 a 31 de julho
Visitação: de terça-feira a domingo | Horário: das 14h às 19h
Entrada gratuita
Galeria Flávio de Carvalho e Galeria Mario Schenberg |Complexo Cultural Funarte SP
Alameda Nothmann, 1058 – Campos Elíseos, São Paulo (SP)