Hoje: Dia Mundial do Hip-Hop 2020, no domingo (13) tem live, oficina e batalhas transmitidas pelo Portal Hip-Hop AM
A data de 12 de dezembro é considerada como o Dia Mundial do Hip-Hop e vai de encontro com o nascimento da Zulu Nation, que foi um dos grupos que ajudaram a organizar a cultura.
Também se comemora o dia 11 de agosto, como a data do nascimento do movimento.
Com quase 50 anos de existência, o Hip-Hop tem influência em vários setores, como na literatura, quadrinhos, cinema, dança, música, animações, TV, moda e transmissão de conhecimento, ao redor de todo o mundo e ainda é responsável pela conscientização de jovens e autoestima da negritude, principalmente a periférica.
O Portal Hip-Hop AM vai celebrar o dia Mundial do Hip-Hop por meio da plataforma digital e presencial, dando ênfase nas oficinas com os principais protagonistas, como DJ, Breaking, Graffiti e MC. Uma reflexão sobre a contribuição do Hip-Hop para o empreendedorismo local, por meio das artes, com um bate-papo para difundir o Hip-Hop enquanto movimento de transformação sociocultural.
O projeto foi contemplado no Prêmio Manaus Conexões Culturais – Lei Aldir Blanc pela produtora Karolyne Bastos e Nativos Crew Produções. O plano de ação do projeto tem o formato de live, sendo transmitido pelo Portal Hip-Hop AM, iniciando às 09h conta com dois momentos durante a programação, manhã e tarde, tendo a Oficina Breaking sobre técnicas e fundamentos de B-Boys e B-Girls, que e usam do Top Rock e Footwork para dançar, com Mayking, Dogz e Roxin
Um pouco de história:
O Hip-Hop surgiu na década de 70, em comunidades das zonas urbanas da Jamaica, América Latina e Estados Unidos, chegado no Brasil nos ano 80 na cidade de São Paulo e em Manaus, sendo organizado em 1994. A principal manifestação artística do estilo é a música, mas também são representações o DJ, Breaking e o Graffiti.
O DJ Afrika Bambaataa, fundador da Zulu Nation, foi um dos responsáveis por identificar e agrupar esses 4 elementos sob o nome de Hip-Hop, que passou a ser tratado, de forma natural, como uma cultura, tendo como princípios: organização, compromisso com a comunidade, respeito e o lema de “paz, amor, união e compromisso”, o que colocou fim em várias disputas de gangs, trocando armas por disputas de Breaking.
Oficinas e Batalhas:
OFICINA GRAFITTI – Um grafito ou grafite ou Graffiti é uma inscrição feita em paredes, existentes desde o Império Romano. Considera-se Graffiti uma inscrição caligrafada, um desenho pintado ou gravado sobre um suporte que não é normalmente previsto para esta finalidade. Com Zoio Grafite.
OFICINA DE DJ – O curso visa apresentar aos alunos os equipamentos
utilizados pelos DJ´s e seus usos, bem como as técnicas utilizadas na mixagem das músicas, mostrando a diferença entre as versões de músicas e as mídias utilizadas pelos DJ´s. Com DJ Fino.
RELATOS E PERSPECTIVAS DE SER UM MC – Trará a experiência adquirida nas batalhas por diversos bairros da comunidade em um bate-papo com o apresentador. Com W-MC e Mineiro.
E à tarde contará com as Batalhas de MC’s, Breaking 4 vs 4, que serão representadas por zonas na disputa e performance de BeatBox com Logan
NC. A programação receberá para compor a mesa de jurados da modalidade Breaking o B-Boy Tchantcho, diretamente de Manacapuru – AM.
O evento é produzido por: Karolyne Bastos, Maykon Andrade, Mayara Andrade, Marcos de Assis, Chamel Flores, William Araujo e Drance Jesus.
Mais informações acessem: https://www.facebook.com/portalhiphopam
Fotos: Divulgação Portal Hip-Hop AM