Rússia e Japão levam o cinturão da Red Bull BC One 2020 para casa
A russa B-Girl Kastet é a primeira mulher Bicampeã da história da competição
Neste sábado, aconteceu na cidade de Salzburg, na Áustria, a final do mais importante campeonato de Breaking do mundo, o Red Bull BC One.
Participaram alguns dos melhores dançarinos desse estilo, alguns já sondados para fazer parte dos Jogos Olímpicos Paris 2024.
Num grande espetáculo, porém sem público devido a pandemia, B-Boys e B-Girls disputaram o cinturão mundial em batalhas cheias de emoção que foram transmitidas ao vivo pela Red Bull TV.
A final das batalhas femininas ficou entre a belga B-Girl Mad Max e a russa B-Girl Kastet, que ganhou a competição, sendo a primeira mulher na história do prêmio a ser Bicampeã Mundial.
Kastet faz parte da 3:16 Crew, que se refere a passagem bíblica de João 3:16, que diz: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”. A B-Girl começou a dançar as 12 anos de idade, foi das danças latinas ao judô, até se dedicar ao Breaking. Aprendeu muitas coisas com sua equipe, especialmente os membros B-Boy Marvel e seu marido, B-Boy Jerry Metal. Inspirada em breakers como Kmel, Machine, Remind e Rockadile, quando Kastet dança ela usa todo o corpo e a alma. No passado, venceu competições como a batalha Combonation 7 2v2 B-Girl, a batalha Combonation 9 1v1 B-Girl, a qualificação russa da Red Bull BC One B-Girl de 2018, a Red Bull BC One Cypher Rússia em 2019, a Final Mundial do Red Bull BC One B-Girl 2019 e agora a Final Mundial do Red Bull BC One B-Girl 2020.
Em primeiro lugar em sua vida vem Jesus Cristo, o Breaking, seu marido e sua família são a força que a move. Kastet é universitária e vê seu futuro no Breaking e na arte.
No masculino, a briga ficou entre o russo Alkolil e B-Boy Shigekix, do Japão, que levou o cinturão para casa. Nakari Shigeyuki, esse é o seu nome, conheceu o Breaking aos 7 anos de idade, com sua irmã mais velha a B-Girl Ayane. Ele faz parte da KAKB. Inspirado pela música, antes de se tornar um B-Boy, Shigekix era apenas um dançarino de freestyle. Agora, como um B-Boy de reconhecimento mundial, ele absorveu e desenvolveu o estilo japonês de movimentos rápidos e incrivelmente controlados com a execução súbita e contínua de congelamentos sólidos. Shigekix também tem o hábito natural de fazer alguns movimentos de força com os olhos fechados.
Um momento decisivo em sua carreira foi vencer a Baby Battle com menos de 12 anos, em 2014, no Chelles Battle Pro na França. Ele havia perdido a chance de ser selecionado no ano anterior, mas voltou no ano seguinte para derrotar Lil Demon, dos EUA, na final. Ele havia perdido para Demon dois anos antes no B-1 Saikyo Jam no Japão, mas Shigekix usou essa derrota para ajudá-lo a crescer. Na competição Chelles 2014, ele foi capaz de lutar contra Lil Demon pela segunda vez e vencê-lo para levar a vitória.
Depois disso Shigekix ganhou a batalha 2016 1×1 Nothing2Looz World Final Kids, a batalha solo Hustle and Freeze 2016 e a batalha 2016 Marseille Battle Pro 1×1 Kids. Aos 15 anos, Shigekix se tornou o B-Boy mais jovem da história a entrar na Final Mundial do Red Bull BC One, em 2018, onde foi eliminado apenas nas semifinais por Menno. Ele também se tornou um dos primeiros a vencer uma medalha olímpica ao levar para casa o bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude 2018, em Buenos Aires. Em 2019, com apenas 17 anos, tornou-se o mais novo membro do Red Bull BC One All Stars. Segundo o B-Boy, o Breaking mudou seus pensamentos e ampliou seus horizontes por toda a vida.
Na final mundial da Red Bull BC One de 2020 na Áustria, infelizmente, nenhum brasileiro ou brasileira competiram.
Fotos: Breaking World / Divulgação
- B-Girl Kastet sagrou-se Bicampeã da Red Bull BC One
- B-Boy Shigekix é o mais novo campeão da Red Bull BC One
- A estrutura do evento chamou a atenção, mesmo sem público em função da pandemia
- B-Girl Kastet no momento do anúncio de sua vitória
- B-Girl Shigekix e o voto que o sagrou campeão de 2020
- B-Boy Shigekix
- B-Girl Kastet
- O tão cobiçado cinturão desta vez foi para a Rússia e o Japão