O trabalho do arte-educador

Trabalhar com arte-educação é uma profissão que exige formação premente ao longo da vida, o nome arte e educação são polos inseparáveis ou complementares, o que leva a pessoa interessada nesse caminhar, a buscar diversos estudos em história da educação, psicologia da educação, sociologia da educação. Assim, mais do que nunca, o arte-educador precisa estar atualizado e muito bem informado sobre política, conhecimento de direitos, deveres e leis em educação e cultura que possam orientar sua ação com segurança dentro das instituições de ensino, e também é indispensável conhecimento das teorias da ciência da educação em sua formação científica por meio da pedagogia, tudo oferece uma reflexão mais crítica e consciente sobre suas próprias ações e práticas educativas, seja em espaço de ensino formal ou não-formal.
Diante do mercado da educação e da cultura, o arte-educador quando possui uma formação acadêmica, pode ampliar suas oportunidades de atuação profissional, podendo trabalhar em processos relacionados ao ensino e aprendizagem em arte, cultura e pesquisas em diversas áreas da educação e cultura. Seu trabalho está intimamente ligado ao do professor, a diferença entre professor e arte-educador é mínima, melhor compreendida no campo da educação formal e educação não-formal.
Olhando para a atuação do arte-educador em espaço de ensino não formal e público e suas leis próprias e específicas dentro das secretarias de cultura, que muitas vezes estão permeadas por intervenções em políticas públicas temporárias, o que gera muitas vezes disputas partidárias, ou seja, quando ocorre uma mudança de presidente, prefeito ou secretário, esses programas, onde o arte-educador desenvolve seu trabalho, correm o risco de ter um fim, algo que deixa o trabalho educativo nesses espaços bastante instável.
Assim, dentro das possibilidades de atuação ligadas ao poder público, temos as oportunidades de fomentos em editais ligados à área da cultura e da educação, tanto em nível estadual como municipal.
A educação formal e pública é regida por leis que criam cargos específicos, como por exemplo, a atuação como professor dentro das escolas possui regimento e legislação próprias, ligados ao ministério e secretarias da educação de cada estado e município, assim, nesse espaço, o professor que trabalhar com o ensino de arte é um profissional com mais possibilidades de estabilização, e pode evoluir para coordenador, supervisor e diretor em sua carreira profissional. Ainda na educação formal e dentro do nível superior, o professor pode desenvolver trabalhos de pesquisas científicas avançadas em arte ou em educação, ampliando sua atuação e se transformando em pesquisador científico sobre sua própria ação, enquanto objeto de pesquisa, por meio de pós-graduação, em mestrados e doutorados, podendo evoluir e atuar como professor universitário em programas de pesquisa ou até mesmo professor universitário efetivo, logo, o arte-educador e professor são áreas complementares dentro da educação.
Fora desses dois campos, o arte-educador pode atuar como professor em escolas privadas, possui também sua atuação ligada a grupos, coletivos e núcleos independentes, podendo também atuar como empreendedor e montando sua própria escola no segmento de ensino de arte, seja dança, música, artes visuais ou cultura. Temos também ONG´s ligadas a produção cultural, onde o arte-educador pode atuar dentro do ensino.
No campo da educação infantil, é necessária uma formação continuada sobre a história da infância, para que esse público possa ser atendido dentro da sua própria cultura, e não sejam cobrados resultados diferentes da sua fase de desenvolvimento, uma vez que essa é uma etapa muito importante para o desenvolvimento humano como um todo. Nesse espaço, o arte-educador é uma profissão que está na base, junto com o professor, em espaços formais de educação infantil. A infância ainda é algo que a própria sociedade contemporânea não está completamente aberta para acolher e receber nossos pequenos, todo cuidado é pouco com eles, assim os desafios são grandes e enquanto professores ou arte-educadores sejam da infância ao doutorado, são o pilar central que dão a base principal, por isso é fundamental o apoio de todas as áreas e dimensões humanas, família, governantes e outros profissionais, para que haja uma educação e formação humana de mais qualidade para quem mais necessita.
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